Saudades do Osvaldo


Não é o seu aniversário ou qualquer data especial para ele. É para mim e isso já basta: Saudades do Osvaldo!

Saudades do professor brilhante que verdadeiramente se preocupava com seus alunos. Preocupava-se, antes de tudo, com a autonomia deles. Jamais ridicularizou qualquer fala por mais absurda que fosse. Pelo contrário, ouvia (ouvia mesmo não somente escutava como a maioria) e só depois trazia um questionamento a respeito.

Saudades do coordenador cuja coragem para enfrentar os desafios propostos pela organização foi contagiante. Contagiante para, nós, seus alunos e para, eles, seus professores. Ele não olhou para infantilidade das metas propostas pela cúpula ou tentou encontrar as soluções sozinho. Para ele o problema só poderia ser resolvido com trabalho em equipe. E foi em equipe que nós avançamos a despeito de tudo, das surpresas do MEC, inclusive.

Saudades do homem íntegro que sabia se posicionar em todas as situações sem perder sua identidade. Chamo isso de “anticamaleão”. Não ele não era um aqui, outro ali e outro acolá. Era sempre o mesmo em seus posicionamentos. Sempre respeitosos, mas fundamentados em argumentos. Quem não sabia argumentar haveria de perder a “discussão”. Ele, o Osvaldo, não se escondia, não se camuflava, não tergiversava, não era falacioso e não faltava com a verdade. Olhava sempre olho no olho respeitando quem quer que fosse. Do menor ao maior ele respeitava.

Saudades da sua fé no futuro melhor apesar das incoerências das organizações. Saudades do seu altruísmo, do seu senso de justiça e da sua empatia. É ... saudades do Osvaldo.

Neste último ano começo a “encaixotar” as lembranças que levarei do Seminário Batista do Sul do Brasil. É verdade que as lembranças amargas são as que mais ficam gravadas na memória, mas quero pensar nas boas coisas que aqui vivi. Entre elas certamente está a figura do professor, coordenador e homem íntegro de Luiz Osvaldo Ribeiro.

Este blog tem um pouco da sua essência. Facultare est (há escolha) representa um sigelo fragmento daquilo que com ele aprendi. A autonomia.

Saudades do Osvaldo!


O que eu mais amo no Seminário do Sul ... na verdade ... é a absoluta liberdade que nós temos para pensar, para lecionar, para se relacionar com os alunos ...
(Osvaldo Luiz Ribeiro)

Comentários

  1. Saudade: Lembrança grata de pessoa ausente ou de alguma coisa de que alguém se vê privado.
    Privados/as de sua presença, pois suas idéias ainda estão por aqui... Também sinto saudades.

    ResponderExcluir
  2. que beleza esta sua declaração de amor...
    Que singelo e importante.
    Deus abençoe vc
    Deus abençoe o Osvaldo.

    ResponderExcluir
  3. Muito obrigado, Leo. Me emocionei. Eu olho pra dentro de mim e vejo que não sou um "tipo". Eu era aquilo ali mesmo. Tenho meus pecados, muitos, mais do que os queria. Mas as coisas que você diz são verdadeiras, e me fazem bem e carinho. Obrigado. Tenho saudades daqueles dias, desse último desafio. Acredite-me, amigo, eu sabia que trabalhava para minha própria morte, e fiz com todas as forças que tinha. Foi bom. Foi bem. Obrigado.

    Osvaldo Luiz Ribeiro

    ResponderExcluir
  4. Osvaldo!

    Enquanto ele esteve lá eu tinha esperanças que a instituição se acertaria. Depois da saída dele eu realmente perdi a fé em muita coisa. Ainda estou para ser convencida de que os fatos se deram como nos contaram...

    A única vez que ele me decepcionou com um comentário muito preconceituoso eu fiquei quase dois anos sem querer falar com ele, de tanta raiva. Mas isso foi entre 2004 e 2006, já passou há muito tempo. Nos conhecemos em 2000, eu e Elcio já estudávamos com Haroldo então chegou o Osvaldo, desde lá passamos maior parte desse tempo em convivência profissional.

    Osvaldo tinha uma mania irritante de argumentar com tudo, até com aquilo que ninguém estava a fim de argumentar ou polemizar. E ficava indócil quando a pessoa não contra-argumentava. Sempre fiz isso com ele, hehehe, não alimentava essas discussões infindáveis.

    É que eu vinha aprendendo com Schwantes, desde 2004, que "o menos é mais" então nunca senti qualquer necessidade de provar que eu estava certa. Nos últimos 4 anos no STBSB ele ficou mais sereno, a conclusão do doutorado o deixou muito mais leve.

    Só me dei ao trabalho de explicar as coisas detalhadamente para Osvaldo quando percebi que ele estava nutrido de informações erradas sobre alguns fatos a meu respeito.

    É um colega que respeito e admiro embora discorde de diversos de seus posicionamentos e com outros posicionamentos concorde plenamente.

    Grande pessoa, continua no meu coração embora ele nunca tenha ligado muito para isso e acha que eu falo para adular.

    Mas agora que ele está em Vitória e eu deixei a Teologia, espero que ele acredite que sempre foi sincero.

    Grande abraço Leo.

    ResponderExcluir
  5. Passada a semana agradeço a todos que deixaram seus recados no blog e no facebook “ao mestre com carinho”.
    Certamente ele guardará cada palavra “no recôndito do seu coração”.
    Par quem não viu, convido: É hora de “ouvir o evento”.
    http://www.youtube.com/watch?v=5ugz7lpS8TQ

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

O galo que cantava para fazer o sol nascer

Uns são outros não são

Uma andorinha só não faz verão - Aristóteles