O “cristianismo” da indiferença

Quando os Nazista vieram ...

Quando os nazistas vieram buscar os comunistas, eu permaneci em silêncio,
eu não era comunista.

Quando eles prenderam os sociais-democratas, eu permaneci em silêncio,
eu não era um social-democrata.

Depois, vieram buscar os sindicalistas, eu não protestei,
eu não era sindicalista.

Quando eles vieram até mim, não havia ninguém para protestar. (tradução livre)



Martin Niemöller: Pastor Luterano, prêmio Lênin da Paz e símbolo da resistência contra o Nazismo.


Quando eles acabaram ...

Quando eles acabaram com o mestrado, eu permaneci em silêncio,
eu não fazia mestrado.

Quando eles acabam com a pedagogia, eu permaneço em silêncio,
eu não faço pedagogia.

Depois, vão acabar com a música, não protestarei,
eu nem gosto de música.

Quando eles vierem até mim, não haverá mais ninguém para protestar.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O galo que cantava para fazer o sol nascer

Uns são outros não são

Uma andorinha só não faz verão - Aristóteles