Como funciona a meritocracia na educação do Rio de Janeiro

1 – O número de aprovações valem pontos (metas)
2 – Atingir metas significa mais dinheiro, para escola e para os docentes.
3 – Ainda que o professor seja irredutível quanto à aprovação imerecida, ele olha para o colega ao lado e pensa: “Ninguém vai receber o prêmio por minha causa”. Daí ...
4 – O que o aluno aprende isso é medido nem tem importância.
5 – A Escola não apresenta boas condições de trabalho (salas cheias, alunos desmotivados, indisciplina consentida pelo Governo/Sociedade etc)
Conclusão: Farinha pouca, meu pirão primeiro. Se não há dignidade, trabalhar correto pra quê?

Para quem não entendeu, eu desenho.
Minha filha, aluna do oitavo ano, me perguntou. - Qual a resposta certa nesta questão? Isso está errado, não está pai? (vide imagem)
Você acha que uma menina de 13 anos percebeu o erro e o professor não? Quando o mérito é o número (de aprovados) conteúdo para quê?

PS: O(A) professor(a) não tem culpa alguma, que fique bem claro.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O galo que cantava para fazer o sol nascer

Uns são outros não são

Uma andorinha só não faz verão - Aristóteles